quinta-feira, 19 de maio de 2016

Área de escape da BR-376 evitou dois acidentes em menos de 10 horas


Entre a tarde desta terça-feira e a madrugada de quarta, dois caminhões que seguiam para Santa Catarina precisaram utilizar a área de escape do km 671,7 da pista sul da BR-376 devido à falha no sistema de frenagem dos veículos. Eles desciam a serra e a cena, que poderia resultar em um grave acidente, teve um desfecho diferente graças ao dispositivo.

A primeira ocorrência foi registrada às 15h53 de terça-feira. O motorista de 30 anos, que conduzia o caminhão carregado com 18 toneladas de carne da cidade de Pedra Preta (MT) para Biguaçu (SC), informou que essa era a primeira vez que ele fazia esta viagem. Após perder os freios, buscou ajuda via rádio PX e foi orientado por outros colegas a utilizar o dispositivo. O caminhão adentrou 57 metros na área até parar em segurança.

Menos de dez horas depois, a 1h37 de quarta-feira, mais um caminhão, desta vez carregado com 13 toneladas de arame, adentrou 20 metros na área de escape. O motorista seguia de São Paulo para Joinville e informou já conhecer o trecho e o recurso de segurança. Após também perder os freios, utilizou a área para conseguir parar o veículo desgovernado.


Após serem retirados da área de escape, já com o sistema de freios resfriado, os dois veículos seguiram viagem normalmente. Com essas duas ocorrências, o número de utilizações da Área de Escape chegou a 127 desde que o dispositivo foi inaugurado pela Autopista Litoral Sul, em agosto de 2011. 

A cada 10 caminhões, quatro irregularidades mecânicas

A Operação Serra Segura da Polícia Rodoviária Federal realizada todos os meses com suporte da concessionária indica que a cada 10 caminhões que descem a serra*, quatro possuem irregularidades mecânicas – a maioria, problemas nos freios. No total, cerca de 6 mil veículos pesados por dia descem a Serra da BR-376, principal ligação entre os estados do Paraná e Santa Catarina.

Para utilizar a área, em caso de emergência, o motorista deve ficar atento às placas indicativas e se posicionar na faixa à direita em direção aos quadrados brancos e vermelhos pintados no chão (semelhantes aos das pistas de corrida automobilística). É importante lembrar que o local deve ser utilizado somente em caso de perda freio e não como ponto de parada.


Fonte: A Notícia 

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