quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Projeto social levará unidade móvel da Unicef para bairros de Manaus

O projeto “Viva Melhor Sabendo Jovem” é uma iniciativa para promover os direitos sexuais e reprodutivos, além de desenvolver a educação entre pares para prevenção das IST/HIV/aids e hepatites virais entre adolescentes e jovens. O principal objetivo é enfrentar a epidemia e o diagnóstico precoce de HIV e das infecções sexualmente transmissíveis, como sífilis e hepatites, entre adolescentes e jovens com idade de 15 a 24 anos.

Uma unidade móvel, adaptada em um ônibus, foi entregue na ocasião do lançamento do projeto, na última sexta-feira (19) em Manaus (AM). O veículo atenderá as ações do projeto, com oferta de testagem para HIV, sífilis e hepatites virais, no horário das 10h às 16h. Uma equipe técnica formada por profissionais da área da saúde, e adolescentes e jovens, capacitados como educadores em saúde, dará apoio para acolher e repassar informações para outros adolescentes e jovens, público-alvo das ações.


A unidade móvel do projeto “Viva Melhor Sabendo Jovem” irá circular por vários pontos da capital amazonense, especialmente nas áreas com maior concentração de adolescentes e jovens, levando informações e ofertando testagens para IST/HIV/aids e hepatites virais. No veículo, também serão realizados encontros e conversas que respeitem e promovam os direitos sexuais e reprodutivos na prevenção das IST/HIV/aids, sífilis e hepatites virais. Os seguintes temas: sexualidade, gênero, orientação sexual, diversidade, comunicação e protagonismo também serão abordados pelo projeto.

Para realizar as atividades previstas, 40 adolescentes e jovens inscritos no projeto tiveram a primeira formação sobre prevenção das IST/HIV/aids e hepatites virais – redução de riscos; testagem/diagnósticos oportunos; adesão e tratamento –, em janeiro deste ano. O segundo módulo, que abordará sexualidade, gênero, orientação sexual e diversidade, será realizado a partir da segunda quinzena de março deste ano.


O Viva Melhor Sabendo Jovem é uma resposta ao compromisso firmado por prefeituras do mundo todo com a Declaração de Paris. Essa declaração foi primeiramente assinada pela Prefeitura de Paris, em 1º de dezembro de 2014, Dia Mundial da Aids, e tem por objetivo o compromisso para que cidades do mundo inteiro acelerem ações e respostas a essa epidemia. Centenas de prefeitos já assinaram a declaração.

A meta é que todos os governos signatários consigam fazer com que, até 2020, 90% das pessoas vivendo com HIV saibam que têm o vírus; 90% das pessoas que sabem que têm o HIV estejam recebendo tratamento antirretroviral; e destas, 90% em tratamento antirretroviral tendo carga viral indetectável.

O projeto é realizado pela Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas, por meio da Coordenação Estadual de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, e Secretaria Municipal de Saúde de Manaus, por meio do Núcleo Municipal de DST/HIV/Aids e Hepatites Virais, o projeto conta com o apoio do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF). A capital amazonense é a 5ª cidade a adotar a iniciativa, além de Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), São Paulo (SP) e Belém (PA).


A articulação envolve instituições como Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (SEJUSC), Secretaria de Estado de Educação e rede de jovens, e a Rede Nacional de Adolescentes e Jovens Vivendo e Convivendo com HIV/Aids (núcleo Amazonas), por meio da Rede de Amizade e Solidariedade às Pessoas que Vivem com HIV/Aids, ONG implementadora do projeto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário