Todos nós sabemos que o pneu do caminhão merece um cuidado especial. Porém, muita gente não sabe quais são esses cuidados. Por isso listamos cinco cuidados que todo estradeiro deve ter com os pneus do caminhão.
1) Manutenção: a quilometragem dos pneus pode sofrer interferência de diferentes componentes mecânicos levando ao desgaste prematuro dos pneus. Lembre-se que os freios, molas, rolamentos, eixos, suspensão e rodas agem diretamente sobre os pneus e precisam sempre de manutenção.
2) Balanceamento: a falta de balanceamento causa desconforto ao dirigir, perda da tração, de estabilidade e desgastes nos pneus. Por este motivo, os motoristas devem balancear as rodas sempre que surgirem vibrações ou a cada revisão.
3) Alinhamento: desvios mecânicos podem causar o desgaste dos pneus prematuramente. É recomendável alinhar o caminhão quando sofrer impactos na suspensão, desgastes irregulares, substituição dos componentes da suspensão, se o caminhão estiver puxando para um lado ou a cada revisão.
4) Calibragem dos pneus: esquecer de calibrá-los pode trazer sérias consequências. A baixa pressão dos pneus acelera o desgaste, aumenta o consumo de combustível, contribui para perda de estabilidade em curvas, deixa a direção pesada, provoca rachaduras e quebras no circunferencial da carcaça e desgasta a rodagem dos terminais de direção. Bater os pneus traseiros é uma pratica diária, porém a checagem de calibragem deve ocorrer semanalmente.
5) Rodízio: o rodízio é indicado para compensar a diferença de desgaste dos pneus. Esse rodízio proporciona durabilidade, eficiência e estabilidade para o caminhão.
Você tem esses cuidados com os pneus do seu caminhão?
Fonte: Caminhões na rede
Nenhum comentário:
Postar um comentário