quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Erros comuns que motoristas experientes cometem

Às vezes vemos que motoristas muito experientes cometem graves acidentes, por descuidos aparentemente banais, e nos perguntamos por que isso acontece. Quanto mais experiente o motorista, mais ele se sente confiante ao volante e acaba deixando de prestar cuidado em itens simples e importantes. Por isso listamos aqui cuidados essenciais para se ter na estrada.

Use sempre o cinto de segurança. Muita gente acredita que o cinto atrapalha, que aperta e acaba não usando. O cinto pode salvar vidas e seu uso é obrigatório. Portanto, não dê mancada e use sempre!

Você precisa redobrar o cuidado quando chove! Muita gente dirige exatamente da mesma forma quando o tempo está seco e quando está chovendo, mas isso é muito perigoso. Há uma diferença muito grande entre as duas situações e justamente por dirigir um veículo grande como um caminhão é preciso ainda mais cuidado.

Bebida e álcool não combinam nunca! Por mais experiente que você seja, a bebida muda a sua percepção e diminui seus reflexos; portanto nunca faça esta mistura. Se você beber, não dirija.

Esteja bem descansado para dirigir. A estrada é estressante e você precisa estar preparado para enfrentar motoristas sem experiência, carros que mudam de pista, sinaleiras, pedágios… Não leve seus problemas para a estrada, mantenha a calma e siga tranquilo.

Não tenha pressa em chegar! Mantenha-se sempre no limite da velocidade da rodovia. O fato de conhecer a estrada faz algumas pessoas ficarem menos atentas, mais distraídas e confiantes, mas você deve se manter sempre alerta!

Além de ser uma lei, você não pode falar ao telefone enquanto dirige. Isso tira a sua atenção da estrada e aumenta o risco de acidentes. Da mesma forma, tome cuidado ao manipular objetos como o rádio, comida e ao conversar com outros passageiros. Mantenha os olhos e a atenção sempre na estrada.

Lembre-se que ao dirigir um caminhão, você leva um veículo bem maior do que os outros. Tome cuidado, esteja sempre atento e seja responsável, independente do seu tempo de estrada.

Fonte: Volvo 

Nenhum comentário:

Postar um comentário