quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Caminhão híbrido da Scania vai rodar em 2016


Reforçando a sua preocupação com um transporte mais sustentável, a Scania apresenta o lançamento mundial: o caminhão híbrido Euro 6 modelo P320, que pode operar no modo elétrico ou com biocombustíveis. A primeira unidade será entregue em 2016. O híbrido também será comercializado com a cabine G.

O motor básico é o Scania de 9 litros com 5 cilindros em linha de 320 hp, movido 100% a biodiesel, como o HVO (óleo vegetal hidrotratado) ou FAME e atende aos requisitos do Euro 6. “Agora somamos ao nosso portfólio, o híbrido, que é capaz de alternar entre uma condução silenciosa e livre de emissões ou com emissões muito baixas de CO2, mesmo com grande capacidade de carga”, diz Magnus Höglund, responsável por combustíveis alternativos e trens de força na Scania Trucks.

Para Höglund, os caminhões hibridizados serão cada vez mais comuns nos centros urbanos, atendendo as operações de distribuição, coleta de lixo e outros serviços. “A capacidade de aumentar o aproveitamento com a direção silenciosa e a redução do consumo de combustível são fatores que refletem diretamente na rentabilidade do cliente. Operar à noite, com as ruas vazias, pode significar maior produtividade e precisão das entregas, por exemplo”, explica o executivo.

A montadora explica que, nas regiões em que os biocombustíveis estão disponíveis, pode-se obter reduções na emissão de CO2 de até 92% com o HVO, por exemplo. Ao mesmo tempo, o híbrido pode atender às normas de poluição sonora locais ou nacionais, tais como a iniciativa European Quiet Truck/PIEK Light, que está sendo implantada em um número crescente de cidades e países, e estipula um nível de ruído máximo de 72dB(A) ao dirigir em áreas de silêncio obrigatório.

“Atualmente, existem 28 megacidades no mundo com mais de 10 milhões de habitantes. Pesquisadores e tomadores de decisão em todo o mundo buscam equacionar o dilema de distribuir bens e remover o lixo com o mínimo de impacto sobre as pessoas e o meio ambiente. Sem dúvida, caminhões têm lugar nesse futuro”, explica Höglund.

Fonte: Transpo online

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